Capacidades Coordenativas
As capacidades coordenativas são consideradas como pré-requisitos de rendimentos do movimento, que capacitam o indivíduo para executar determinadas ações seja esportivas, profissionais e da vida cotidiana. Segundo PEREZ apud JACOB, 1990, assume três funções básicas as capacidades coordenativas.
1. As capacidades coordenativas como elementos que condiciona a vida em geral.
2. As capacidades coordenativas como elemento que condiciona o aprendizado motor.
3. As capacidades coordenativas como elemento que condiciona o rendimento esportivo.
Os processos de elaboração das informações aferentes são estimulados pelos canais sensoriais: óptico, auditivo, tátil, sinestésico.
Aprendizagem Motora
A aprendizagem motora ocorre durante toda a vida, desde o momento em que nascemos até o ciclo final da vida. Porém esta aprendizagem está dividida em três áreas de estudos de acordo com UIGNIVICH, C.
- Comportamento Motor Humano: o objetivo de entender como o ser humano organiza e controla suas ações e esta ligada a área da saúde.
- Desenvolvimento Motor: tem o objetivo de pesquisar as alterações no ser humano durante a sua vida. Quando é chegada à velhice o seu sistema perde um pouco de sua eficiência.
- Aprendizagem Motora: está relacionada em tudo o que o ser humano adquire em decorrência da pratica, sendo assim tendo alterações cognitivas e percorre um estado de pouca habilidade para a proficiência da pratica estabelecida.
Não podemos afirmar que tudo o que realizamos é Aprendizagem motora, pois no nosso dia a dia estamos em constante movimento, e para ser considerada uma Aprendizagem temos que focar um objetivo. Segundo (UIGNIVICH, C apud MAGILL 1984), Para discutir a Aprendizagem Motora é necessário entender a aprendizagem como alterações internas, relativamente permanentes que ocorrem em função da pratica, então apenas teremos noção de que é aprendizagem a partir do momento que aquilo que esta sendo realizado é novo para o indivíduo e que isso possa trazer alterações permanentes. Então o objetivo da Aprendizagem Motora é entender como os indivíduos atingem este estado, e quais as estruturas permitem que ele execute tais atos motores (UIGNIVICH, C).
No caso dos profissionais da Educação Física esse processo de Aprendizagem Motora esta ligada a informações que o indivíduo recebe durante a execução da tarefa, esse processo é chamado de Feedback temos que entender quais as diferenças ocorrem deste o inicio quando não havia habilidade motora para realizar a tarefa até o momento que ocorreu o momento dessa aquisição
Feedback
O Feedback é um estímulo dado ao indivíduo durante ou após uma determinada atividade, este estimulo pode ser aplicado de varias formas aqui detalharemos dois tipos.
Feedback intrínseco/proprioceptivo: é fornecido por meio dos órgãos sensoriais (como a audição e a visão) do próprio sujeito que realizou o movimento. De acordo como nível de habilidade do executante, o Feedback intrínseco pode fornecer um grande número de informações sobre o movimento realizado, tais como níveis de precisão ou postura do corpo e dos membros envolvidos na ação, entre outras informações. (PÓVOAS e SILVA).
Na área da aprendizagem motora, os resultados de recentes pesquisas sobre o feedback têm mostrado que quando o aprendiz tem muita informação acerca da sua execução, não consegue melhor desempenho (UGRINOWITSCH, H et al) . O estímulo deve ser passado nos momentos em que o sujeito apresentar dificuldade de executar certos movimentos, porém, este estímulo não deve e não poderá interferir o desempenho.
O feedback intrínseco também tem o papel importante no processo de avaliação do movimento, trazendo à investigação informações relevantes acerca do desempenho. (PÓVOAS e SILVA).
Segundo (AMADIO et al.., 2002 apud PÓVOAS e SILVA), cada indivíduo possui uma configuração corporal diferente do outro que devem ser levadas em consideração no processo de aprendizagem de uma habilidade motora. Todos nós temos que ter a percepção que cada sujeito possui sua individualidade, não podendo ser exigido nada a mais que sua capacidade pode suportar.
O feedback extrínseco/aumentado: é fornecido ao indivíduo que executou o movimento a fim de informar-lhe a respeito de suas ações.
· Informações transmitidas por um professor sobre um movimento executado ou como executar corretamente uma habilidade motora.
· Demonstração através de uma gravação sonora ou áudio-visual do desempenho do executante. (PÓVOAS e SILVA)
É aconselhável que na transmissão do feedback extrínseco sejam enumeradas prioridades nas informações, pois como já citado, uma grande quantidade de informações poderá deixar o aluno confuso acerca do que é mais importante se a ter naquele momento. Para esses casos, é fundamental o papel do feedback extrínseco que traz informações suplementares e reforça o feedback intrínseco. (MAGILL, 2000 apud PÓVOAS e SILVA).
Conhecimento de Resultado e de Performance
O feedback extrínseco possui duas divisões que são denominadas (CR) Conhecimento de Resultado (CP) Conhecimento de Performance.
Segundo MAGILL, 2000 apud PIEKARZIEVCZ 2004, Conhecimento de Resultado consiste na informação apresentada externamente sobre o resultado do desempenho de uma habilidade ou sobre a obtenção da meta do desempenho, assim sendo informando o resultado do seu desempenho.
Entre as possíveis formas de utilizá-lo, o CR pode ser fornecido em termos de precisão (direção, magnitude ou ambas) UGRINOWITSCH et al, 2003. As primeiras pesquisas sobre Conhecimento de Resultado eram frequentemente realizados utilizando tarefas muito simples que evitavam que os participantes detectassem seus próprios erros (PIEKARZIEVCZ 2004).
Segundo MAGILL 2000 Apud PIEKARZIEVCZ 2004, o Feedback de Conhecimento de Performance informa o indivíduo sobre os padrões de seus movimentos, ou seja, as características do movimento, responsáveis pelo resultado de desempenho.
Em muitas instâncias para melhorar a performance dos indivíduos é necessário melhorar a execução dos movimentos, assim o CP é particularmente importante durante a fase inicial de aprendizagem onde o indivíduos normalmente são incapazes de interpretar as prioridades de seus movimentos (GUADAGNOLI et al 2002 apud PIEKARZIEVCZ 2004).
Tipos de Prática
Os Tipos de Prática se refere em como será apresentada a atividade de Aprendizagem Motora. Segundo MAGILL, 1993 apud UIGNIVICH, C, o tipo de prática propicia melhor a aprendizagem.
A prática pelo todo e pelas partes, a prática maciça e a distribuída, a constante e variada, e por blocos e randômica.
Essas práticas podem se utilizadas em atividades de Aprendizagem, mas é valido ressaltar que os tipos de praticas tem que estar de acordo com a complexidade da tarefa, a organização, a intensidade, a retenção de informação durante a atividade entre outros fatores que possam aparecer na atividade.
No caso de da pratica maciça, quando a atividade tem um tempo a ser executada, e os intervalos entre descanso é menor que o tempo de execução da atividade, deve avaliar o desgaste físico para que a aprendizagem não seja afetada. Já na prática por blocos, a atividade é dividida em partes, dessa forma o desenvolvimento é feito com intervalos para melhor compreensão dos participantes, após um entendimento a atividade será apresentada pelo todo.
Transferência de Aprendizagem
A transferência de Aprendizagem consiste em utilizar suas experiências anteriores em novas atividades, porém esta transferência pode ocorrer de forma positiva, negativa ou neutra.
Para MAGILL, 1984, APUD MAIA et al, 2007, transferência de aprendizagem é a influencia da experiência anterior no desempenho de uma nova habilidade, ( TEIXEIRA1992 APUD MAIA et al, 2007) entende como a influência da aprendizagem de uma habilidade motora sobre o desempenho ou aprendizagem de outra habilidade. Essa transferência pode ajudar ou atrapalhar o indivíduo, pois apesar de as atividades serem parecidas alguns aspectos podem ser determinantes para a execução da tarefa, tomamos como exemplo o jogo de Críquete e o Golfe esses dois esportes possuem características parecidas, uma bola, um taco para rebater a bola, os movimentos para o arremate são muito parecido, uma pessoa que joga críquete terá maior facilidade de jogar golfe, do que uma pessoa que nunca teve contato com o esporte, dessa forma podemos poderemos observar que a transferência poderia acontecer de forma positiva. No caso da forma negativa temos um indivíduo que dirige um carro de competição de uma marca especifica, ele está acostumado em trocar as marchas do carro sem olhar, na possível troca da marca ele terá que acostumar com o carro novo, pois apresar de as marchas serem parecidas, a marcha ré muda de lugar, fazendo com que sua transferência de aprendizagem seja negativa, pois ao tentar colocar a marcha perceberia que aquele movimento não estaria certo.
Na transferência neutra é quando não ocorre nenhum tipo de alteração na execução do movimento, sua experiência anterior não interferiu na execução de sua nova tarefa.
Desenvolvimento da Atividade
Três (3) participantes do mesmo sexo.
Uma (1) escada “Escada de Backman”.
Dois (2) colchonetes.
Cada participante terá dez (15) tentativas de subir os degraus da escada, não podendo escorar ou encostar a escada em nenhum apoio.
Os participantes permanecerão em locais pré-definidos para que não haja nenhum contato com a escada antes de chegar sua vez de utilizá-la.
O primeiro participante terá dez (15) tentativas para resolver o problema, sem que haja nenhum tipo de feedback, tentando chegar no maior número de degraus, subindo um por vez.
O segundo participante terá dez (15) tentativas, com o feedback oral à partir da terceira tentativa, passando informações sobre o movimento executado.
O terceiro participante terá dez (15) tentativas, com o feedback demonstrativo à partir da quarta tentativa.
Após o término da atividade, resultaremos através das perguntas pertinentes aos participantes que executaram a atividade:
Conclusão
Podemos perceber que houve diferença na execução da prática entre os participantes, quanto ao feedback.O Primeiro que não teve nenhum tipo de feedback apresentou maior dificuldade, dentre as tentativas o maior número de degraus alcançado foi 6 (seis).
O Segundo que teve feedback oral a partir da terceira tentativa, demonstrou uma melhora à partir de sexta tentativa, pois já havia se apropriado do estimulo, e consegui subir 7 (sete) degraus.
O Terceiro participante teve feedback demonstrativo à partir da quarta tentativa, demonstrou melhora na execução da tarefa, dentre as tentativas consegui subir 9 (nove) degraus.
O feedback pode ajudar ou dificultar a aprendizagem de uma habilidade motora, deve o orientador saber o limite do estimulo passado ao praticante da tarefa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAIA, R, F. Efeitos da Transferência de Aprendizagem Entre - Tarefas: Saque do Voleibol para o Saque do Tênis.2007, 10fls. Revista Makenzie de Educação Física e Esporte.
PÓVOAS M.; SILVA D.: Ação Pianística e Coordenação Motora: Processos de Feedback e Aplicação de Métodos de Análise. s/d. 9f ., Projeto de Pesquisa CEART-UDESC - Centro de Artes, Florianópolis, SC, s/d.
UIGNIVICH, C; APRENDIZAGEM MOTORA 7fls. Sem data.
UGRINOWITSCH, H; TERTULIANO, I. W.; et al: Freqüência de Feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. 2003. 7f ., Grupo de Estudos em Aprendizagem Motora do Centro Universitário Nove de Julho, SP, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário