Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DANÇA


A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e damúsica. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris




Osíris pode ser interpretada de várias
      maneiras: primeiramente, nos relatos da criação do mundo, sua
      geração é a ultima a nascer e não representa mais elementos
      materiais do mundo (espaço, luz, terra, céu...)

       Osíris é rei, esposo e pai: ele representa a existência das
      estruturas normais da sociedade humana. Outra versão: Osíris
      morto, destruído e ressuscitado evoca o retorno da cheia todos os
      anos, a morte, o renascimento da vegetação e dos seres humanos.
      Por essa razão, ele é o deus dos mortos e do renascimento.
 O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada os jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.
Dança  representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.


Na perspectiva de Duncan (apud Ossona, 1988),“a dança, em minha opinião, tem como finalidade a expressão dos sentimentos mais nobres e mais profundos da alma humana: aqueles que nascem dos deuses em nós, Apolo, Pan, Baco, Afrodite. A dança deve implantar em nossas vidas uma harmonia que cintila e pulsa. Ver a dança apenas como uma diversão agradável e frívola é degradá-la”.
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais -individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.




      A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes; e é citada nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educação Física. O profissional de Arte trabalha a dança como atividade e linguagem artística, forma de expressão, como conceito e linguagem estética de arte corporal


 Nos dias de hoje, a dança é praticada por todos, em grupos ou individualmente, sendo que a preocupação com a estética corporal volta-se para a liberdade de expressão
 
.
Dançar  é  a movimentação do corpo que faz um movimento  ecentrico  dando ao  msmo  leveza  e exatidão nos passos,que são dinâmicos e consistentes.





filosóficos de Rousseau, Marx e Darem, que enfocavam o movimento expressivo do homem como sendo capaz de possibilitar a incorporação de outros valores e de atitudes e de permitir uma expressão global de seu corpo com toda as suas emoções.

Classificação e gêneros
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
§  Quanto ao modo de dançar:
§  dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado)
§  dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc)
§  dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado)
§  Quanto a origem:
§  dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc)
§  dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc)
§  dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas)
§  dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
§  Quanto a finalidade:
§  dança social (ex.: dança de salão, axé, tradicional)
§  dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi




Nenhum comentário:

Postar um comentário